Índice
Vou começar esse post com uma pergunta: você já ouviu falar da famosa técnica de pomodoro?
Se pensou em algo relacionado a extrato de tomate, não está muito longe do real significado da palavra que, em italiano, significa nada mais nada menos que tomate. Sim, é isso mesmo!
Inventada na década de 80, precisamente em 1988, pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica pomodoro é um método de gestão de tempo, ou seja, não tem nada relacionado ao tomate.
Sem mais delongas, nesse post você vai entender tudo sobre o método pomodoro. Bora lá!

O que é a técnica pomodoro?
Você já levou um spoiler sobre o que é a técnica pomodoro e até de quando ela foi criada, ou seja, sabe que não é tão recente assim. Agora é hora de aprofundar no tema!
A técnica pomodoro consiste em dividir o seu tempo de estudo em blocos de 25 minutos de foco seguidos por 5 minutos de pausa. Foi exatamente isso que fez Francesco em 1988 para aumentar a sua produtividade nos estudos.
O mais curioso nessa história é que ele usou o timer da cozinha que tinha formato de tomate e girava por 25 minutos, fazendo um barulho alto e forte ao final do giro. Entendeu o porquê do nome agora, certo?!

Nesse sentido, no giro de 25 minutos, Francesco se concentrava sem distrações. Tudo bem que na época ainda não havia redes sociais e nenhum celular por perto com notificações, então era mais fácil!
Dessa forma, percebendo um bom resultado no método de estudo pomodoro, o italiano divulgou a técnica que utilizava e que funcionava.
Como funciona o método Pomodoro para estudar?
Para utilizar o método pomodoro nos estudos, a ideia é que você analise seu tempo total de estudo para um assunto e o organize nos blocos de foco e pausa.
Vamos supor que esteja estudando para o vestibular, por exemplo, se você quer fazer uma revisão sobre o Período Romântico na Literatura e tem 2 horas para isso, você terá 4 blocos de 25 minutos de concentração e 4 blocos de descanso.
Após quatro períodos de 25 minutos, isto é, quando você completar um ciclo da técnica pomodoro, está liberada uma pausa maior, entre 15 e 30 minutos!
O que fazer nos 5 minutos de descanso do Pomodoro?
Já ouviu falar em livre arbítrio? Pois bem… Poderá desfrutar dele! Brincadeiras à parte, a ideia é que nos momentos de descanso, você não faça nada que exija muito esforço mental ou concentração.
Isso pelo fato de que a sua mente realmente precisa descansar para que você volte com tudo para o estudo, ou para tarefa que esteja executando, no próximo período da técnica pomodoro.
Portanto, no intervalo de 5 minutos, você pode ver algo divertido, ver alguns vídeos no Tiktok, dar aquela stalkeada no crush no Instagram, buscar um lanche, meditar… Enfim pode fazer o que quiser!
Inclusive, esse respiro para a mente vai fazer com que você evite o cansaço e estresse mental. Afinal, cuidar da saúde mental é extremamente importante e necessário!
Quantos pomodoros fazer por dia para estudar?
Isso vai depender muito do seu objetivo e, claro, do tempo que você tem disponível por dia. Se você já tem uma rotina corrida, não dá para querer abraçar o mundo, não é mesmo? Mas se liga em algumas dicas.
Se a técnica pomodoro é nova para você, o ideal é começar devagar. Você pode tentar fazer de 4 a 6 pomodoros por dia, o que dará uma média de 1h20 a 2h30 de produtividade.
Ao começar a se acostumar com o método pomodoro para estudar, e caso tenha tempo disponível, você pode aumentar para 8 a 10 pomodoros por dia. Isso significa que você terá entre 3h30 a pouco mais de 4h de muita produtividade.
Supondo que você está se preparando para um vestibular extremamente concorrido ou para qualquer outra prova muito importante e tem o dia todo livre, dá para fazer algo entre 12 a 14 pomodoros por dia. Você baterá de 5h a quase 6 horas de estudos.
Os períodos citados são sem levar em consideração as pausas, somente o período de foco total mesmo, oks?! Com as pausas, que são necessárias para manter o bom desempenho, o tempo vai aumentar um pouco!

Quais são os benefícios do método Pomodoro?
Com toda a certeza você já se ligou que aumento de foco é um dos maiores benefícios da técnica pomodoro. Mas tem vários e vou listar alguns para você.
Sem procrastinação
Dividindo o seu tempo em blocos curtos, você não terá a sensação de que está sobrecarregado. Isso te incentivará a começar e se manter focado, ou seja, você vai vencer a procrastinação!
Gestão do tempo
Com a divisão do método pomodoro para estudar, você terá uma noção exata de quanto tempo está investindo em cada atividade, já que a cada 25 minutos fará uma pequena pausa.
Dessa forma, você conseguirá planejar melhor o seu dia, inclusive ciente de quanto tempo as tarefas realmente levam. Seu planejamento será mais real e eficiente!
Produtividade
Se a ideia da técnica pomodoro é se manter 100% focado, isso significa dar adeus às distrações. Assim, você estará mais concentrado, o que certamente resultará em um aumento na produtividade.
Aliás, com as pequenas pausas, você vai evitar o cansaço mental, o que fará também com que você mantenha o ritmo constante e produtivo.
Qualidade no estudo
Estudar em blocos curtos e 100% focado pode melhorar a retenção de informações, bem como a compreensão dos estudos. Isto é, muito mais que estudar, você estudará melhor!
De olho no progresso
Se com a técnica pomodoro você sabe que estará focado durante 25 minutos, vai ser fácil acompanhar o progresso, uma vez que a cada pomodoro completado, isto é, os quatro giros, você terá a certeza do que foi feito.
Além de se manter motivado, você ficará orgulhoso de si mesmo!
Existem outras técnicas de estudo além da Pomodoro?
Sim, sim e sim! Há outras estratégias que podem te ajudar a melhorar nos estudos, seja no foco, na retenção de informações ou em qualquer outra dificuldade que estiver rolando por aí.
Tenho um post com algumas dicas para aprender melhor. Certamente, alguma vai fazer sentido e você vai conseguir colocá-la em prática.
Se você se surpreendeu com a técnica pomodoro, vai curtir também conhecer o método Cornell.
Se você quer encontrar mais formar de turbinar os seus estudos e conhecer outras técnicas de aprendizado, não deixe de conferir o material gratuito abaixo!

Comentários 0