Só para exemplificar… Ao dormir, você programou o dia seguinte todinho na sua cabeça. Ótimo, essa é uma boa tática para que tudo esteja no controle. Mas, ao final daquele dia totalmente programado, você percebe que não conseguiu fazer ou resolver tudo o que tinha organizado na sua mente. Seja por ter se distraído com uma mensagem da crush ou por qualquer outro detalhe, como uma formiga passando pela parede. É, certamente está faltando um pouquinho de foco. Calma… Nem tudo está perdido e adivinhe só?! Esse post foi feito especialmente para te ajudar. Por aqui, você vai ler algumas dicas valiosas sobre como melhorar a concentração. Então, nada de se distrair e bora de leitura…

Vida saudável
Sim, lá vem esse papo mais uma vez de vida saudável. Mas é sério, certamente levar uma vida mais vai te ajudar em muita coisa, inclusive melhorar a concentração. Entre os hábitos saudáveis, está, com certeza, dormir a quantidade adequada. Pode apostar que com uma noite bem dormida, no dia seguinte você terá disposição e conseguirá se concentrar melhor nos afazeres. Entretanto, passamos quase a vida toda ouvindo que o adequado são 8 horas de sono, não é mesmo?! Vem ler essas curiosidades interessantes para entender um pouco melhor isso e também ver outras coisas bem curiosas.
Além de uma boa noite de sono, é óbvio que uma vida saudável inclui o consumo adequado de água e uma alimentação equilibrada, assim como a prática regular de atividades físicas. Se você já leva uma vida assim, está perfeito. Mas se você não sabe nem por onde começar, se liga em algumas dicas de como ter hábitos saudáveis.

Take a Break!
É isso mesmo: faça pausas! Óbvio que não são aquelas pausas para esquecer que existe vida e afazeres a serem cumpridos, mas sim pequenas pausas para que você consiga relaxar a mente. Isso vai fazer você melhorar a concentração quando retornar à tarefa que estava fazendo anteriormente.
Ah, pode ser que você tenha ouvido durante a sua vivência que a melhor forma de resolver as coisas ou absorver certo conteúdo é focar sem nenhuma interrupção, mas, na prática, é outra história. Só para exemplificar… Já reparou que após um dia longo e exaustivo, independentemente do que vai fazer, parece que não consegue focar? E pode ser até mesmo em um momento de lazer, como ler um livro que gosta ou assistir um filme. Certamente, em alguns momentos, você vai reler o mesmo parágrafo várias vezes ou voltar àquela cena que não prestou muita atenção. Com toda a certeza, o cenário será totalmente diferente se você fizer pequenas pausas. Aposte nelas!

Uma coisa por vez!
É bem provável que você conheça alguém que parece que faz 300 coisas ao mesmo tempo e acaba ficando impressionado só de imaginar como ela consegue fazer isso. Mas começa a reparar bem e veja se tudo que é feito, está sendo bem feito. A grande verdade é que não é nada positivo, ou produtivo, ser multitarefas. Pense bem: você precisa desempenhar duas atividades que exigem muita atenção e concentração. Será que vai conseguir dar a atenção requerida para as duas ao mesmo tempo?
Logo, uma das formas para melhorar a concentração é elencar prioridades. Só para exemplificar… Você tem dois trabalhos importantes da escola, da faculdade ou até mesmo do serviço para entregar. Qual deve ser entregue primeiro? Qual tem o prazo mais apertado? Então, é neste que você vai focar. Finalizando, é só começar o outro. Com certeza, os resultados serão bem mais satisfatórios!

Organização
Não adianta nem revirar os olhos, é exatamente isso que você leu: organização! Imagine este cenário… Você entra no seu quarto para estudar e a cama está bagunçada, tem roupa jogada na mesa e na cadeira de estudos, enfim, uma baderna que só. Não há como focar em alguma coisa, porque provavelmente vai bater o desespero para organizar tudo para só depois focar nos estudos. Aliás, você pode até empurrar tudo para um canto, mas, com certeza, em vários momentos os seus olhos irão focar naquele lugarzinho bagunçado, ou seja, você não conseguirá focar. Assim sendo, uma das formas em como melhorar a concentração é manter o ambiente em que estudará organizado. Aliás, a organização também pode ajudar a rotina de trabalho e estudo ser mais eficaz. Confira essa e outras dicas neste post.
Ah, ainda falando da organização, ela não recai apenas sobre os ambientes, oks?! Lembra que ali em cima você viu sobre fazer uma coisa por vez? Pois bem… Ela vale também para as prioridades, uma vez que deverá organizar as prioridades!

Jogos?
Sim, sim e sim. Os jogos podem ser seus aliados na hora de melhorar a concentração. Imagine só você ter de focar para desenvolver uma estratégia mirabolante para passar aquela fase que parecia impossível… Certamente, precisará estar 100% concentrado. Ah, mas não são apenas os jogos super mirabolantes com gráficos impecáveis que podem te ajudar nessa tarefa de melhorar a concentração. Há um jogo beeem antigo que com toda a certeza te ajudará a manter foco, concentração, pensar em estratégia e ainda ter controle do tempo. Já sabe de qual se trata? Sim, do xadrez! Aliás, se liga nesse post para ler um pouco mais sobre os benefícios dos jogos na educação. Você pode usá-los muito além da educação!
L-A-Z-E-R!
Em algum momento da vida você deve ter ouvido: nem só de trabalho vive o homem. E é exatamente isso! Não é nem saudável que você dedique todo o seu tempo a uma única atividade. Com certeza, em algum momento, não conseguirá mais manter o foco nela. Então, uma das formas de melhorar a concentração e voltar com tudo para o que precisa ser feito é tirar um tempo de qualidade para fazer algum lazer, seja sozinho ou acompanhado. E aqui fica a sua escolha, oks?! Pode ser sentar em um parque e jogar conversa fora, ir ao cinema, pegar uma baladinha, praticar algum esporte, enfim. Qualquer atividade que fará com que você não ocupe a sua mente pensando em alguma obrigação. É isso… Take it easy, baby!
Agora, com essas dicas sobre como melhorar a concentração, já dá para começar a inseri-las na sua rotina. Pouco a pouco você notará uma grande diferença e, com toda certeza, conseguirá se concentrar melhor ao que se dedicar a fazer!
