Índice
Você está curioso sobre quando pode fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Com toda a certeza essa é uma informação importante, seja você estudante do ensino médio ou não.
Sabe por quê? O Enem pode ser a porta de entrada para realizar o sonho de fazer uma faculdade, mas isso é assunto para outro post.
Prepare-se para saber qual o momento certo de se inscrever e como isso pode impactar sua jornada acadêmica e profissional.
Além de ser o seu passaporte para o ensino superior, o Enem é uma ferramenta poderosa para autoconhecimento e planejamento do seu futuro.
Vem comigo que hoje vou te mostrar todos os detalhes!

Com quantos anos pode fazer o Enem?
Tanto no edital, quanto na página do Governo Federal, não existe uma idade mínima fixa para se inscrever no Enem.
Portanto, pode fazer o Enem com 14 anos ou 60, a idade não importa. Mas existem diferentes formas de participação que você precisa entender:
- Treineiro
Em que ano do ensino médio pode fazer o Enem? A resposta é: em todos eles!
Mas se você ainda não faz parte da turma do terceirão, saiba que será considerado treineiro. Afinal, o último edital do Enem, reforça que esse perfil é para quem vai terminar o ensino médio depois de 2024.
Inclusive, se você não está estudando e ou não terminou o ensino médio, também será considerado treineiro, combinado?
Você seguirá as mesmas regras que os outros participantes, mas os resultados para conferir como se saiu, serão divulgados 60 dias depois dos resultados principais do exame.
Outro detalhe, a nota de treineiro não pode ser utilizada para ingresso em universidades, mas serve como preparação.
Em outras palavras, fazer o Enem como treineiro permite que se familiarizar com o estilo e a estrutura da prova, além de testar os conhecimentos em um ambiente de exame real.
- Candidatos regulares
Já concluiu o ensino médio ou terminará ele em 2024? Então, seja bem-vindo como candidato regular!
Assim sendo, a sua participação no Enem será válida para processos seletivos em diversas instituições pelo país. Quer mais? Poderá se inscrever em programas como o Prouni ou Fies.
Pode fazer o Enem no 9º ano?
Sim, é possível fazer o Enem no 9º ano do ensino fundamental, mas apenas como treineiro.
No entanto, como os conteúdos do Ensino Médio ainda não foram abordados, o desafio pode ser maior.
Mas nada de desanimar, hein! Embora as questões do Enem sejam baseadas no currículo do Ensino Médio, participar como treineiro no 9º ano pode ajudar você a se preparar para o futuro.
Em outras palavras, você já estará no aquecimento pré-Enem e isso poderá te ajudar a identificar áreas que precisará focar nos próximos anos.
Qual é a vantagem de fazer o Enem como treineiro?
Fazer o Enem como treineiro pode trazer várias vantagens. Primeiro, você vai se acostumar com o formato da prova, entendendo, por exemplo, como funciona o tema da redação, o que pode reduzir bastante a ansiedade no dia do exame oficial.
Além disso, você terá uma noção clara de quais são seus pontos fortes e onde precisa melhorar. Essa experiência pode te ajudar a criar um plano de estudos mais eficaz e focado nas suas necessidades.
E o melhor de tudo é que você não tem a pressão de conseguir uma boa nota para entrar na faculdade, então pode fazer a prova com mais calma e aprender com a experiência.
Posso usar a nota do Enem se não tiver concluído o Ensino Médio?
Em primeiro lugar, é importante ter em mente que se você não tiver concluído o Ensino Médio, não é possível iniciar um curso de graduação.
Dessa forma, se você fizer o Enem como treineiro, não poderá usar a nota para ingressar em uma instituição de ensino superior.
Já concluí ou estou concluindo o Ensino Médio! Como usar a Nota do Enem?
Se você está concluindo ou já terminou o Ensino Médio, pode utilizar sua nota para várias finalidades:
- Sisu (Sistema de Seleção Unificada): utiliza a nota do Enem para selecionar candidatos para vagas em instituições de ensino superior públicas em todo o Brasil.
- Prouni (Programa Universidade para Todos): oferece bolsas integrais e parciais, possibilitando o acesso à educação superior para estudantes de baixa renda.
- Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): você pode financiar seu curso superior com condições facilitadas, começando a pagar somente após a conclusão do curso.
- Ingresso direto em instituições privadas: você pode usar sua pontuação no Enem para entrar diretamente em uma variedade de cursos, sem precisar passar pelos vestibulares tradicionais.
Saber quando fazer o Enem e as melhores estratégias para se preparar pode fazer toda a diferença no seu desempenho.
Seja como treineiro ou candidato oficial, a experiência acumulada ao longo dos anos ajuda a melhorar suas habilidades e aumentar suas chances de sucesso.
Não importa sua idade, o importante é estar preparado e aproveitar todas as oportunidades que o Enem oferece para sua educação e futuro profissional.
Com o Enem, você pode traçar um caminho sólido para alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.
Falando nisso, trouxe um planejador de estudos que pode ser uma importante ferramenta para você! Confira abaixo!
