Ok, ok… Chegou o tão sonhado momento de fazer a matrícula naquela universidade que você tanto stalkeou e, finalmente, rolou aquele match perfeito entre vocês dois. Mas, apesar de já estar tudo certo, ainda vai demorar alguns meses para dar play no ano letivo. No entanto, já está naquela ânsia de iniciar os estudos. De repente você pode fazer um curso livre para começar a se familiarizar com a rotina de estudos. Aliás, vamos mudar o cenário… Pode ainda não ter rolado o match com a universidade, mas você quer começar a dar aquela turbinada no currículo profissional e acadêmico. Os cursos livres também são uma boa pedida para este momento. Tá, mas, afinal, o que são os cursos livres?
Se essa pergunta está dando um nó na sua cabeça, esse post chegou no momento certo para desfazê-lo. E não importa se é nó de marinheiro ou não, pois, com toda a certeza, você sairá daqui sabendo redondinho o que são os cursos livres. Então, agora, chega de blá, blá, blá e bora de leitura…

O que são cursos livres?
Para começar a entender o que são os cursos livres, já é bom desmistificar que ele precisa ser na área de estudo que você está se graduando ou pretende se graduar. De repente, rola escolher algum que vá dar uma turbinada no seu currículo ou apenas por satisfação pessoal. Aliás, quem nunca pensou em entender sobre um assunto só por satisfação pessoal, não é mesmo?! Pode ser que um hobby ou uma curiosidade virem um freela para você fazer uma graninha extra. Que tal?
Ciente disso, é bom saber que os cursos livres podem ser tanto presencial como à distância. Se optar pela modalidade presencial, é bom que já vai se adaptando à rotina diária da graduação, caso ainda não esteja cursando. Já se a opção for estudar à distância, certamente vai ajudar a criar disciplina quando precisar estudar para aquela prova que você teve mais dificuldade para assimilar a matéria.
Independentemente da modalidade, com certeza será uma ótima escolha e extremamente enriquecedor. Porque se tem uma coisa que ninguém te tira, é o conhecimento. E isso talvez você já deve estar cansado de escutar, e ler!
Ah, normalmente, o que é bem característico nos cursos livres é a curta duração e o foco em um conhecimento específico, ou seja, em pouco tempo você deve receber uma carga intensa sobre o conteúdo que escolheu estudar. Ainda nesse mesmo sentido, é bom que saiba que apesar de não serem reconhecidos ou credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), isso não anula a validade dos cursos livres, ou seja, você terá direito ao certificado de conclusão e, consequentemente, isso dará uma turbinada no seu currículo!

Qual curso livre fazer?
Vixi… Provavelmente, a resposta para essa dúvida não está por aqui, pois essa é uma decisão que realmente tem de partir de você. Mas vou te ajudar a ter um norte. Então, vamos lá! Só para exemplificar… Se você já tem uma faculdade para chamar de sua, pode começar checando por lá se ela disponibiliza cursos livres, inclusive na área que decidiu cursar a graduação. Para você ter uma ideia, tem instituições de ensino superior que oferecem como curso livre e de forma gratuita, o Inglês Básico. Com toda a certeza, isso te ajudará no mercado de trabalho, uma vez que ele está lotado de termos em inglês, como alguns citados neste post.
Aliás, se de repente o seu match é com a área da saúde, que tal um curso livre de Capacitação em Instrumentação Cirúrgica, Imersão em Harmonização Orofacial, Intensivo em Micologia ou até mesmo um geralzão sobre o Posicionamento Digital para Profissionais da Saúde? Certamente, qualquer aprendizado que você escolher dará uma turbinada na sua formação acadêmica. Apesar de ter uma infinidade de cursos livres totalmente abertos para qualquer pessoa interessada, alguns podem ter como requisito público-alvo, como alguns citados no post e que normalmente são oferecidos pela facul. Vale a pena se atentar a isso!
Mas salva essa dica aí: bata um papo com a universidade que você estuda ou escolheu estudar e pergunta se ela pode te oferecer esse plus no currículo acadêmico e profissional!

Além da facul…
É, de repente a facul pode estar um pouquinho longe de se tornar uma realidade, apesar de ter N formas de bolsas e financiamento estudantil – e eu vou deixar um vídeo que vai te ajudar muito a abrir a mente em relação a isso logo após esse tópico -, mas você está na ansiedade para fazer um aprendizado rápido. Tem jeito para isso também! Ah, só uma observação: pode ser que a facul esteja longe de ser a sua rotina por conta da sua idade, aí realmente é só esperar e ir se preparando para esse período que será incrível, mas bora voltar ao foco…
Se por acaso você não se aguenta e já quer começar a sondar algo sobre a área que pretende atuar ou até mesmo se especializar no seu hobby e torná-lo fonte de renda, a maior ferramenta de busca da internet pode te ajudar nessa empreitada. Sim, estou falando do Google. Se você digitar algo como ‘cursos livres gratuitos com certificado’, com toda a certeza achará várias opções. Dessa forma, é só decidir qual é a que brilha mais os seus olhos ou vai mais ao encontro do que você quer aprender.
Vantagens dos cursos livres!
Se você chegou até aqui, com toda certeza está mais por dentro sobre o que são os cursos livres e deve ter visto bastante sobre a famosa turbinada na formação acadêmica e, consequentemente, no currículo profissional. Mas não para por aí, são várias as vantagens de optar por um curso livre e algumas estavam espalhadas pelo conteúdo. Entretanto, como a ideia é deixar tudo mais fácil, se liga em algumas…
Conhecimento rápido!
Em algum momento você leu no post que é bem característico a curta duração dos cursos livros. E é exatamente isso! Apesar de ter aqueles que duram por alguns meses, tem outros também que em questão de dias, muitas vezes até em apenas um dia, é possível concluir. É agilidade no aprendizado!
Aprendizado gratuito
Certamente você irá se deparar com cursos livres pagos, mas a boa notícia é que há uma infinidade deles gratuitos. Lembra da dica de pesquisa no Google? Pois bem… Por lá você encontrará muitos. Daí é só se jogar no que mais tiver a ver contigo!
Aprendizado certeiro!
Sim, sim e sim. Sabe aquele rolê de ir direto ao ponto? É mais ou menos por aí… Enquanto em outros tipos de aprendizado você pode ter uma grade curricular mais extensa, e necessário, claro, nos cursos livres se aprofundará naquela temática que escolheu. Ou seja, é um aprendizado objetivo!
Spoiler de graduação…
Tudo bem que são várias as opções de cursos livres. Mas, e se de repente você optar por um que já vai te dar um spoiler da sua futura graduação? Certamente chegará em sala de aula com aquele conhecimento a mais e já preparado para o que vier pela frente!
