Índice
O curso de Medicina é uma das graduações mais concorridas e respeitadas do país.
Sua formação exige dedicação intensa e preparo acadêmico sólido para que o profissional possa atuar no cuidado com a saúde humana.
Se você deseja ingressar nessa carreira, este artigo vai explicar como funciona a graduação, quanto tempo dura e a diferença entre curso de Medicina e residência.

Como é o curso de Medicina?
O curso de Medicina visa formar médicos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, considerando a diversidade humana.
A estrutura curricular pode variar ligeiramente entre as instituições de ensino, mas devem seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) .
O curso de Medicina deve ter carga horária mínima de 7.200 horas e abranger três áreas principais: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde.
É esperado que seja desenvolvido no graduando:
- capacidade de realizar história clínica;
- exame físico;
- formular hipóteses diagnósticas;
- elaborar planos terapêuticos;
- investigar problemas de saúde coletiva;
- desenvolver projetos de intervenção;
- organizar o trabalho em saúde;
- gerenciar o cuidado;
- promover a educação em saúde;
- pensamento científico.
Ao longo do curso, são inseridas práticas clínicas e cirúrgicas, proporcionando experiência direta com pacientes em hospitais e clínicas-escola.
Nos últimos anos, acontece o internato, estágio curricular obrigatório com carga horária mínima de 35% do curso, sendo 30% em Atenção Básica e Urgência/Emergência do SUS, é parte essencial da formação.
O que se estuda no curso de Medicina?
O Ciclo Básico, nos primeiros anos, concentra-se nas ciências fundamentais da vida, como Anatomia, Histologia, Embriologia, Fisiologia, Bioquímica, Genética, Imunologia, Patologia, Farmacologia, Microbiologia, Saúde Coletiva e Psicologia Médica.
Nessa fase, aulas teóricas, práticas laboratoriais e atividades iniciais com pacientes, sempre supervisionadas, fornecem a base para a compreensão do corpo humano e seus processos.
Os períodos seguintes marcam o contato mais intenso com pacientes e o aprofundamento nas áreas da Medicina.
O currículo transita para o Ciclo Clínico, abordando Fisiopatologia, Patologia dos Órgãos e Sistemas, Farmacologia, Doenças Infectocontagiosas, Ética e Bioética, Radiologia, e introduzindo o contato com as especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Mental.
Nos últimos anos, o internato proporciona imersão na prática médica, com foco em Atenção Básica, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Urgência e Emergência, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Mental.
Essa fase consolida a formação do médico generalista, preparando-o para a atuação profissional ou para a busca de uma especialização.
As atividades complementares e optativas enriquecem o currículo, permitindo ao aluno explorar áreas de interesse e desenvolver habilidades adicionais, como Libras.
Quanto tempo dura o curso de Medicina?
A graduação em Medicina tem duração de seis anos, divididos em doze períodos semestrais. Os primeiros anos são voltados ao ensino teórico e laboratorial, enquanto os últimos são direcionados para a prática clínica, estágios e o internato.
Quanto custa o curso de Medicina?
O valor do curso de Medicina pode variar conforme a instituição de ensino e a região. Na Unoeste, o valor da mensalidade é a partir de R$ 11.492,00 para o 1º semestre de 2025.
A Unoeste também oferece oportunidades de bolsas e financiamentos, como o Prouni e o Fies, para auxiliar os estudantes.
Qual a diferença do curso de Medicina e residência?
A graduação em Medicina prepara o aluno para atuar como médico generalista, apto a diagnosticar e tratar diversas condições de saúde.
A residência médica, por sua vez, é uma especialização que visa aprofundar os conhecimentos e habilidades práticas do médico em uma área específica, como Cirurgia, Psiquiatria ou Dermatologia.
Trata-se de um treinamento intensivo com atividades práticas supervisionadas, discussões de casos e participação em pesquisas. Para ingressar na residência, o médico precisa ter concluído a graduação e ser aprovado em um processo seletivo.
Quais são as opções de carreira para quem se forma em Medicina?
Um médico generalista, ou seja, com graduação em Medicina e ainda sem especialização ou residência médica, pode atuar em diversas áreas, embora com algumas limitações em relação aos especialistas.
No Brasil, após a graduação, o médico precisa obter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) de seu estado para poder exercer a profissão legalmente. Com o CRM, o médico generalista pode atuar em:
- Clínicas de saúde da família (ESF/UBS): é um campo de atuação muito comum para generalistas, atuando na atenção primária à saúde, realizando consultas, diagnósticos, prescrição de medicamentos, encaminhamentos para especialistas quando necessário, acompanhamento de pacientes crônicos, ações de prevenção e promoção da saúde, entre outras atividades.
- Pronto atendimento e emergência (UPA): em hospitais e clínicas, o médico generalista pode atuar em pronto atendimento, atendendo pacientes com quadros agudos e realizando os primeiros atendimentos em situações de urgência e emergência. No entanto, casos mais complexos são encaminhados para especialistas.
- Hospitais: podem atuar como plantonistas em hospitais, acompanhando pacientes internados, realizando procedimentos básicos e solicitando avaliações de especialistas quando necessário.
- Clínicas privadas: podem abrir seus próprios consultórios ou trabalhar em clínicas privadas, atendendo pacientes em consultas eletivas.
- Saúde pública: Atuando em programas de saúde pública, vigilância epidemiológica, saneamento e outras áreas relacionadas.
- Telemedicina: consultas médicas remotas, principalmente em áreas com menor acesso a médicos.
- Pesquisa e ensino: contribuir para o avanço do conhecimento e a formação de novos profissionais
Onde fazer curso de Medicina?
Para quem busca uma formação de qualidade, a Unoeste é uma excelente escolha.
A universidade oferece um curso de Medicina completo, com infraestrutura moderna, laboratórios equipados e um ensino voltado para a prática desde os primeiros anos. E não é só isso: a Faculdade de Medicina da Unoeste em Presidente Prudente é a a 3º melhor do país!
Além disso, conta com professores altamente qualificados e clínicas-escola que proporcionam experiência real aos alunos.
Quer saber mais? Leia nosso conteúdo sobre Faculdade de Medicina na Unoeste.
Se você deseja ingressar na Medicina e ter uma formação sólida, não deixe de se preparar com o Plano de Estudo para Medicina abaixo!exclusivo com os motivos para fazer Medicina na Unoeste. Aproveite e confira aqui embaixo!



Muito bom, me ajudou muito, continue postando mais sobre o assunto
Fico feliz em saber que gostou desse conteúdo. Sempre que quiser acesse o nosso blog e confira todas as nossas novidades! Abraços