Vamos lá… Se desde criança sempre ouviu algo como “ele é super educado e inteligente, mas conversa demais”, provavelmente você foi uma criança bastante comunicativa e pode ser também um jovem que se comunica e expressa muito bem. Dessa forma, você tem um dos requisitos básicos e essenciais para a área da comunicação. E se esse post apareceu para você, certamente está pesquisando sobre. Então, já te adianto: ela é muito mais ampla do que imagina ou te disseram. Assim sendo, bora ficar por dentro desse universo. Partiu, leitura…

Área da comunicação!
Em primeiro lugar, antes de mergulhar de cabeça em diferentes áreas da comunicação em que poderá trabalhar, é necessário entender, de uma vez por todas, que independentemente se seguir pelo Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou até mesmo no Marketing, você é um comunicólogo. E aí, meu amigo, existem várias formas de se comunicar, seja por meio de uma matéria, de uma arte ou de qualquer outra peça que leve informação ou até mesmo venda um produto. Agora, bora conhecer algumas opções, quem sabe alguma já faça os seus olhinhos brilharem!
Assessoria de Imprensa
Essa área da comunicação está ligada diretamente ao jornalismo. Por aqui, você precisará entender sobre o negócio ou a pessoa assessorada de ponta a ponta, já que será responsável integralmente por zelar pela imagem e boa reputação de onde ou com quem estiver trabalhando. Só para exemplificar, se atuar na assessoria de uma universidade deverá divulgar todas as iniciativas em que ela estiver envolvida para atrair a atenção da imprensa, bem como sempre ter alguma fonte disponível para ajudar os veículos a desdobrar determinados assuntos. E cá para nós, o que não pode faltar em uma universidade são especialistas, não é mesmo?! Então, com toda a certeza, você sempre será alguém acionado pelos colegas de profissão para dar aquela forcinha!
Por outro lado, pode ser que você atue na assessoria de um político, por exemplo. Nesse caso, será responsável em acompanhá-lo, bem como divulgar todas as ações que ele propor que possam resultar em melhorias à população. Isso, certamente, fará com que a popularidade e o prestígio dele aumentem.

Copywriter
Só para ilustrar… Sabe aquele texto com um título irresistível e que conforme foi lendo você se envolveu cada vez mais? Pode apostar, isso saiu dos dedos, e da cabeça, de um copywriter! Ele deve ter exatamente esse poder de persuasão. A ideia é criar sempre uma história que prenda a atenção do leitor, o famoso Storytelling. Por falar nisso, saiba que o mundo da comunicação, normalmente mais ainda na publicidade e no marketing digital, é cheio de termos em inglês, assim como o mundo dos negócios. Se ficou curioso e quer se adaptar a alguns, é só dar um confere nesse post.
Voltando a falar do copy, é nesta área da comunicação que o profissional deve pensar exatamente em todos os detalhes, desde a linguagem que será utilizada, isto é, o tom verbal, e até mesmo a persona, ou seja, com quem esse texto quer se comunicar. Com toda a certeza, essa é uma área em ascensão, e que requer também constante atualização, não só de aprendizado como também de pesquisa de mercado.
Marketing
Se a sua praia não é muito a escrita para fazer textos extremamente persuasivos como um bom copywriter, mas você curte muito estratégia, uma boa área da comunicação pode ser a de marketing. Tudo bem que pode ser que seja necessário colocar a mão na massa, uma vez que o marketing digital é um conjunto de estratégias que envolve diferentes plataformas, que vão desde às redes sociais até mesmo ranqueamento em buscadores como o Google e e-mail marketing, aqueles que você deve receber na sua caixa de e-mails com promos ou informações valiosas que te fazem assinar ou comprar coisas mirabolantes.
Ah, um grande detalhe: tudo bem que hoje muito se fala em marketing digital, mas o bom marketing pensa também nas estratégias no conteúdo off-line, oks?! Então, bora pensar em uma estratégia para o negócio que envolva rádio, TV, outdoors, enfim… Dependendo da persona, quanto mais pessoas alcançadas, maior será o impacto positivo!

Prepare a paciência, porque caso essa área da comunicação seja o seu match, provavelmente você ouvirá que passa o dia todos nas redes sociais. Por um lado, isso não será mentira, mas você não estará lá para lazer, muito pelo contrário: será trabalho árduo! Só para ilustrar, e você conseguir mostrar aos engraçadinhos a complexidade da função, somente nela é possível se especializar em diferentes frentes, como analista de dados e métricas, interação e relacionamento, monitoramento, criador de conteúdo, entre outras. Por aí já dá para ter uma ideia do quanto é possível alcançar com as redes sociais, não é mesmo?!
Produtor Audiovisual
Essa é uma área da comunicação que sempre existiu, mas com a ascensão das redes sociais com toda a certeza ela deu um boom. Afinal, hoje, com um bom celular é possível produzir conteúdos incríveis para as redes sociais, e até mesmo para mídias maiores. Inclusive, tem artista que já provou que isso é possível e gravou videoclipe apenas usando smartphone. Essa área, você pode conhecer também como videomaker, que é muito utilizado atualmente. No entanto, não apenas produzir o conteúdo, ou seja, gravar os takes, esteja preparado para atuar em todo processo, isto é, desde a criação do roteiro e até mesmo à edição e entrega do produto final. Vai ser uma aventura e tanto!

Criação
Essa área da comunicação é para fazer a sua mente viajar. Se você curte desafiar cada vez mais a sua criatividade, essa pode ser uma boa! Imagine só este cenário… Estão abrindo um novo empreendimento na sua cidade e a agência em que você trabalha é quem vai estruturar toda a estratégia de marketing. Você será o criativo responsável por toda a identidade visual deste projeto. Chique, não é mesmo?! Será desafiador, mas extremamente satisfatório ser o criador desse projeto!
Outras áreas da comunicação!
Ei, esse foi apenas um spoiler de algumas áreas de comunicação que você pode curtir e que também estão em maior evidência. No entanto, tem outras que são tradicionais, que nunca saem dos holofotes e que são extremamente necessárias, seja em veículos de comunicação, agências de publicidade ou até mesmo em empresas que mantém comunicólogos no quadro de funcionários. Saiba que o jornalismo e a publicidade e propaganda são dois cursos com amplo mercado de trabalho. Inclusive, ambos permitem seguir pelo caminho do empreendedorismo também!
Expert na área!
Independentemente de qual curso escolher para seguir carreira na área da comunicação, será necessário estudar uma universidade que fará de você um expert no assunto, tanto com conteúdos teóricos quanto com prática. Por aqui, é possível conhecer cursos de excelência de jornalismo e publicidade e propaganda. Partiu, facul?!
