Índice
Se você está nesse post, desde criança, quando te perguntavam o que você queria ser quando crescesse, a resposta era única e certeira: médico!
Ou, talvez, essa afinidade foi descoberta ao longo dos anos, até mesmo recentemente.
Em ambos os casos, chegou a idade de começar a seguir esse sonho, mas a realidade financeira está um pouquinho complicada? Calma, respira e não pira! Tem um jeito para isso.
A partir de agora, você vai ficar por dentro de tudo sobre o financiamento estudantil para medicina. Com toda a certeza, ele possibilitará que você tire esse sonho do papel. Então, bora de leitura!

O que é financiamento estudantil para Medicina?
Digamos que o financiamento estudantil para medicina é a solução financeira que permitirá que você pague pela faculdade e evite passar por perrengues.
Normalmente, por ser um curso de custo elevado, alguns programas, como o Fundo de Financiamento Estudantil, ou Fies, como é popularmente conhecido, são essenciais.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) aceita Medicina?
Sim, sim e sim! O programa pode ser utilizado para esse curso e você vai entender tudo sobre como funciona o Fies para Medicina.
Em resumo, é essa modalidade de financiamento para Medicina que permitirá que você realize o sonho do seu eu criança sem se preocupar com custos elevados.
Como funciona o Fies para Medicina?
Em primeiro lugar, para conseguir este financiamento para Medicina com o Fies, você necessariamente precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem.
Sim! Sem o Enem você não conseguirá solicitar o Fies para medicina. Essa é uma das regras do programa do Governo Federal. Aliás, a nota do Enem é bastante valiosa.
Inclusive, a nota obtida no Enem para solicitar o financiamento para medicina precisa ter sido superior a 450. Então, se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio de olho na medicina, é bom caprichar, hein!
Nesse sentido, como quem não quer nada, vou deixar um post com algumas dicas para você não surtar e arrasar no Dia do Enem!
Assim como para outros cursos, no financiamento para Medicina você não precisará pagar nada ao Governo Federal enquanto estiver estudando. Inclusive, não será necessário custear nada nem mesmo para a faculdade.
Entretanto, há algumas taxas, como a de Seguro e a de Cobertura Operacional, por exemplo. Normalmente, o valor delas é fixo, mas não é nada elevado, e é cobrado para cobrir os custos administrativos do programa.
Aliás, só para você entender, a Taxa de Seguro é para caso aconteçam imprevistos, como morte ou invalidez permanente.
De acordo com o Governo Federal, o mínimo do financiamento estudantil para medicina no Fies é de 50%.
Dessa forma, o percentual de financiamento que você conseguirá será de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.
Quanto tempo tenho para pagar o Fies depois de formado?
Antigamente, o Fies começava a ser pago após 18 meses da conclusão do curso. Mas, agora, as regras do novo Fies mudaram um pouco.
Dessa forma, um mês após a conclusão da faculdade de Medicina, isto é, da sua formação, você já terá de começar a quitar o financiamento. E o prazo máximo para pagar essa dívida é de 14 anos.
Se por acaso você tiver dúvidas, dá para sanar todas elas no site oficial do Fies. Ah, e é claro que tenho um post até com passo a passo para você saber como solicitar o financiamento.
Como funciona o abatimento de 1% do Fies para médicos?
Sim, é isso mesmo que você leu. Ao contratar o financiamento para Medicina, fique ciente que ao se formar como médico você poderá solicitar o abatimento de 1% no Fies.
O Abatimento Fies para Médicos é uma iniciativa do Governo Federal que oferece aos médicos a oportunidade de descontar 1% do saldo devedor a cada mês que trabalharem em áreas com carência de profissionais.
Em resumo, a cada mês que você trabalhar em uma área carente, o seu saldo devedor do Fies será reduzido em 1%. Além disso, durante o período de trabalho nessa área carente, as parcelas são suspensas e você paga apenas os juros.
Ah, você pode tirar todas as dúvidas sobre esse abatimento para médicos, que possibilita desconto de até 12% ao ano, no site oficial FiesMed!
No mesmo site, você fica por dentro também sobre a carência estendida do contrato para médicos formados pelo Fies.
Quais são as vantagens de fazer medicina pelo Fies?
Todavia, isso dependerá muito da sua realidade, mas, abaixo, tem algumas vantagens de contratar o financiamento para Medicina.
Sem estresse financeiro
A partir do momento em que você financiar o curso, caso seja 100%, não vai rolar preocupação para arcar com as mensalidades. Por outro lado, se o financiamento for parcial, a preocupação também será reduzida.
Foco nos estudos
Se por um lado não haverá estresse financeiro, por outro você terá cabeça para focar nos estudos, pois terá a certeza de que não passará por nenhum perrengue para pagar as mensalidades.
Investimento
Uma vez que a Medicina é uma carreira promissora, mas é claro que isso dependerá, e muito, da sua dedicação, o financiamento estudantil para medicina pode ser visto como um investimento.
Financiamento até com juros zeros
É isso mesmo! Como os juros são variados de acordo com a renda familiar do estudante, isso significa que em alguns casos eles podem ser subsidiados pelo governo ou até mesmo zerados. Vai depender da sua realidade!
Amplo prazo para pagamento
Veja bem… A Faculdade de Medicina tem duração de seis anos, ou seja, 12 semestres. Você terá mais que o dobro desse tempo para quitar o financiamento estudantil para medicina. Ao todo, serão até 14 anos para pagar!
Pagamento ajustado
Se acaso depois de formado na faculdade de medicina você passar em algum concurso ou até mesmo tiver algum vínculo empregatício com carteira assinada, há a possibilidade de desconto na folha de pagamento.
Dessa forma, facilitará a sua gestão financeira, que não precisará se preocupar com boletos, e as parcelas do financiamento estudantil para medicina serão calculadas com base na renda. O que tornará o pagamento ajustável aos seus rendimentos como médico!
Bora pra Med!
Em resumo, se o seu sonho é ser médico, o financiamento estudantil para Medicina é uma excelente forma de realizar esse sonho, isto é, deixá-lo acessível financeiramente.
Além disso, o financiamento para Medicina, como o Fies, garantirá juros baixos, amplo prazo para pagamento e parcelas ajustáveis à renda. É dor de cabeça zero e 100% de foco nos estudos. E aí, bora em busca do diploma do Curso de Medicina?
