Índice
É assustador ver números altos de desempregos, filas grandes de pessoas buscando uma vaga no mercado. Portanto, em época de crise, descobrir que um determinado profissional está em falta e as empresas o disputam com “unhas e dentes” parece até ficção científica, não é mesmo? Mas você sabia que isso acontece com o estatístico?
Pois é… O formado no bacharelado em Estatística realmente está com a bola toda! Não somente por ser essencial na maioria das organizações. Mas também porque as instituições de ensino superior formam muito menos do que a demanda de emprego precisa. Então Entenda um pouquinho mais sobre a profissão e o curso.

O que o estatístico faz?
O estatístico é basicamente aquele que planeja, realiza, analisa e armazena levantamento de informações. Ou seja, através de pesquisas e análises de dados, é o profissional que fornece ferramentas para a resolução de problemas de uma empresa/organização.
Já ouviu falar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)? Pois é, esse é um dos órgãos que mais empregam este profissional no Brasil. Números (muitos números!), gráficos, planilhas, fórmulas e diversas outras maneiras de organizar dados são os melhores amigos de um estatístico.
É ele o responsável em transformar informações difíceis em dados fáceis de entender!
Tecnologia na estatística
Atualmente, a tecnologia tem ajudado muito na profissão. Por outro lado, não pense que a máquina faz tudo sozinha, não! Precisa, sim, de uma pessoa com muita afinidade com matemática, organizada, atenciosa e concentrada por trás de cada pesquisa e análise.
Empregos para o estatístico
E o mercado de trabalho? Como citado anteriormente, vagas para este profissional não faltam… Além do IBGE, o estatístico pode trabalhar em agências governamentais, outros institutos de pesquisa públicos e particulares.
Esse profissional também está em empresas do setor financeiro e de tecnologia, departamentos de marketing, corporações e escritórios de consultoria, entre outros.
Ah, não podemos esquecer das agências especializadas em pesquisas de opinião, principalmente as eleitorais, grandes empregadoras desse profissional.
Estudar estatística
Sobre o curso superior, os cálculos estarão presentes em toda a grade curricular. Portanto, o estudante realmente precisa ter facilidade com a lógica e com os números, não tem como fugir!
Disciplinas como Fundamentos da Matemática, Geometria Analítica, Probabilidade e Estatística Computacional serão algumas que o aluno encontrará na graduação.
