Índice

Sem dúvida, quando você era criança já ralou o joelho brincando e recebeu os cuidados de um profissional da saúde. Aliás, se alguma coisa não vai bem e precisa ficar no hospital, tem alguém que cuida de toda a sua medicação. Certamente, muitas pessoas acham que é o enfermeiro que faz tudo isso… A princípio, essa profissão é o centro do cuidado com o paciente, mas existem outros braços que apoiam como, por exemplo, o técnico em enfermagem. Te conto todos os detalhes logo abaixo.
Sobre o Técnico em Enfermagem
Em primeiro lugar, saiba que para fazer um curso técnico em enfermagem você tem que ter concluído o ensino médio ou estar no 2º ano do ensino médio. Outro ponto interessante é que a formação é bem mais rápida do que a graduação em Enfermagem. Só para ilustrar, o diploma estará em suas mãos em apenas 1 ano e meio!
Do mesmo modo, você terá aulas teóricas e muita, muita prática. Quer saber o que faz a diferença na hora de escolher esse curso? A estrutura que terá para aprender. Inclusive, tem universidade que oferece os mesmos espaços da graduação para o curso técnico. Clique aqui e veja um exemplo.
Uma vez que você mergulhará no universo do cuidado em saúde, vai aprender desde a prevenção até a reabilitação. Só para ilustrar, os professores te ensinarão sobre curativos, como medicar, banho de leito até o pós-operatório de pacientes cirúrgicos. Demais, não é mesmo?
O que estuda no Técnico em Enfermagem
No momento em que você resolve fazer o técnico em enfermagem vai se deparar com muito conteúdo interessante. Inclusive, para que você saia com uma formação top terá estágio desde o início… tudo isso para vivenciar a futura profissão e colocar em prática todos os seus conhecimentos.
Já que o foco é o cuidado na área da enfermagem, terá disciplinas como os fundamentos da enfermagem e vai saber tudo sobre o corpo humano com a anatomia. Nesse sentido, com o passar do tempo virão as aulas para conhecer a enfermagem em suas diversas vertentes, além das variações da saúde, desde a coletiva até a da mulher. Veja aqui toda a matriz curricular que poderá e estudar.
Habilidades técnico em enfermagem
Antes de mais nada, para cuidar das pessoas é preciso ter empatia… Inegavelmente, esse sentimento nos faz estar no lugar do outro e na profissão, ajuda a cuidar dos pacientes de maneira humanizada. Entretanto, existem outras habilidades que podem contribuir com o seu dia a dia da profissão.
Em síntese, você gosta de trabalhar em equipe, é dinâmico e se relaciona bem com as pessoas? Digamos que essas habilidades são muito importantes para o técnico em enfermagem. Do mesmo modo, ser observador, raciocínio lógico e equilíbrio emocional, também são características muito bem-vindas.
O que faz o técnico em enfermagem
Acima de tudo, saiba que o técnico em enfermagem está presente em todo o lugar que se tem paciente. Só para ilustrar, ao escolher essa carreira pode trabalhar desde hospitais, unidades de pronto atendimento (UPA), home care e clínicas. É provável que tenha oportunidades em casas de repouso, laboratórios de análises clínicas e de diagnóstico por imagem. Enfim, o mercado traz muitas chances que você faça a diferença na vida das pessoas.


Queria sabe mas sobre isso…
Olá! Que bom saber do seu interesse pelo curso técnico em Enfermagem. Temos uma página completa com todas as informações sobre o curso, grade curricular, mercado de trabalho e como se inscrever. Confira todos os detalhes aqui: https://www.unoeste.br/tecnicos/cursos/tecnico-enfermagem?utm_source=blog&utm_medium=comment&utm_campaign=artigo&utm_id=inbound Se tiver outras dúvidas, estamos à disposição!