Índice
Fala sério… Você já se pegou pensando sobre o comportamento humano e os mistérios da mente? Por exemplo, ficou olhando para alguém e pensando: o que será que se passa na cabeça dela. Ha, ha, ha… Eu tenho certeza que sim, porque eu também já!
Certamente, assim como o curso de psicologia, esse post é do seu interesse, porque vai rolar umas dicas de filmes sobre psicologias.
Aliás, com toda a certeza, o cinema pode nos ajudar a entender melhor a mente humana. Inegavelmente, os autores dão aquela dramatizada para deixar a trama mais interessante. Mas tem aqueles que se aproximam, e muito, da realidade.
Independentemente disso, vamos parar de enrolação e ir logo ao que interessa… A nossa listinha de filmes sobre psicologia. Pode ler sem medo, prometo que não vai rolar spoilers.

Coringa (2019)
Disponível para streaming em: Max, Oi Play
Com toda a certeza, em algum momento você já ouviu a expressão “o Coringa surtou por muito menos” ou “só Deus sabe como tá a mente do palhaço”, e normalmente é quando está rolando alguma situação bem complicada.
Pois bem… Entre os filmes sobre psicologia, Coringa é um mergulho bastante sombrio e intenso na mente de um dos vilões mais icônicos da cultura pop.
O filme retrata a transformação de um comediante falido e marginalizado pela sociedade ao maior antagonista do morcego de Gotham City, o Batman.
A trama, que mostra o sonho do palhaço de aluguel em se tornar um comediante de stand-up, explora a fragilidade humana e a linha tênue entre sanidade e loucura.
Indo muito além, o filme fará você refletir sobre questões sociais como saúde mental, pobreza e a falta de empatia na sociedade moderna.
Ah, atenção pois o filme tem classificação indicativa para maiores de 16 anos.
Vale a pena conferir!
Soul (2020)
Disponível para streaming em: Disney+
Certamente você está se perguntando: “o que uma animação pode ter a ver com filmes sobre psicologia?”. E eu te respondo: t-u-d-o!
Isso porque muito mais do que celebrar a música e criatividade, ela fala da descoberta de si mesmo, o que tem tudo a ver com os jovens que estão tentando encontrar o seu propósito no mundo, o que pode ser o seu caso.
Nesse sentido, Soul fala sobre a paixão pelo jazz do professor de música, Joe Gardner, que sempre sonhou tocar profissionalmente. Mas, quando ele tem a chance, acontece um acidente que o manda para outra realidade, o Seminário das Almas.
Nada de ficar com essa cara de dó, oks?! Nem tudo acabou para o prof Joe. Lá, ele se junta a 22, uma alma cínica que nunca viu valor na vida humana. Juntos, exploram o significado de ter uma paixão e como pequenas coisas trazem felicidade.
Já conseguiu sentir como vai ser gostoso assistir essa animação, não é mesmo?! Inclusive, essa animação é exclusiva da Disney+, ou seja, é neste streaming que você vai encontrá-la. E a classificação indicativa é livre!
Cisne Negro (2010)
Disponível para streaming em: Star+, Disney+
Ok, ok… Faz uns bons anos que esse clássico foi lançado, mas ele não poderia ficar de fora da lista de filmes de psicologia.
Ele é um thriller psicológico intenso que vai se fazer mergulhar no mundo competitivo, e complexo, do balé.
Em resumo, a trama gira em torno de Nina Sayers, que recebe a oportunidade mais incrível da sua vida: o papel principal em O Lago dos Cisnes.
Para interpretar o puro Cisne Branco e o sedutor Cisne Negro, ela precisa acessar as profundezes da sua psique.
Nesse sentido, com essa pressão para ser perfeita, além de enfrentar uma batalha interna, Nina encara a rival Lily, que basicamente é tudo o que ela não é.
Diante disso, a protagonista tem a jornada da autodescoberta e obsessão que desafia sua sanidade. Certamente você vai se pegar refletindo sobre a ambição e a fragilidade da mente humana.
Ah, o filme tem classificação indicativa para maiores de 16 anos e está disponível no Star+ e na Disney+.
Não querendo te convencer, mas já te convencendo do quanto a trama é boa, ela rendeu um Oscar para a intérprete de Nina Sayer, a Natalie Portman. Ela dá um show de atuação, viu?
Divertida-Mente (2015)
Disponível para streaming em: Disney+
Quem não gosta de uma boa animação, não é mesmo?! Divertida-Mente faz a gente viajar na mente de Riley, uma garota de 11 anos que está enfrentando uma grande mudança na sua vida.
Neste filme, de maneira criativa e emocionante, são exploradas as emoções dentro da cabeça da Riley, como a Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho.
Entre todas elas, a líder, a Alegria, tenta manter Riley feliz, mas quando ela e a Tristeza são sugadas para fora da Sala de Controle, o caos se instala no centro de comando da mente protagonista.
Muito mais que uma animação, ao acompanhar a jornada da Alegria e Tristeza tentando encontrar o caminho de volta e lidando com diferentes áreas da mente de Riley, você vai encarar uma reflexão sobre as emoções humanas e como elas nos moldam.
Ah, um detalhe: Divertida-Mente 2 estreia dia 14 de junho de 2024 e apresenta novas emoções, como a Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha.
Então vale a pena já assistir o primeiro filme para já, já prestigiar o segundo!
As animações são da Pixar, ou seja, estão disponíveis na Disney+. A classificação indicativa é livre!
O Mínimo Para Viver (2017)
Disponível para streaming em: Netflix
Com certeza, você não está preparado para ver a Emily In Paris (Lilly Collins) de uma forma totalmente diferente daquela aventureira e atrapalhada.
Em O Mínimo Para Viver, que vai entrar para sua lista de filmes de psicologia, ela interpreta Ellen, uma jovem de 20 anos que luta contra a anorexia. O drama aborda de forma comovente e sincera o tema dos transtornos alimentares.
Nesse sentido, o Dr. William Beckham, interpretado por Keanu Reeves, adota métodos desafiadores que levam Ellen e outros pacientes a confrontarem suas próprias realidades e emoções mais profundas.
Olha, me arrisco a dizer que esse aqui entra também para lista de filmes de psicologia comportamental. Isso porque Ellen começa a redescobrir a importância da família, da autoaceitação e da luta diária para encontrar um equilíbrio saudável.
Óh, o drama, que é uma reflexão importante sobre saúde mental e sobre buscar ajuda e apoio, está disponível na Netflix e a classificação indicativa é para maiores de 14 anos. Vale muito a pena conferir!
Precisamos Falar Sobre Kevin (2011)
Disponível para streaming em: Mubi
Sim, Precisamos Falar Sobre Kevin e sobre o quanto esse vai pro topo na lista de filmes de psicologia.
Ele é um drama bem intenso que explora as complexidades da maternidade e as consequências devastadoras de um relacionamento problemático entre mãe e filho.
Se já bateu a curiosidade aí, agora vai ficar mais intensa ainda… O drama acompanha o comportamento inquietante e manipulador do pequeno Kevin, que com o passar dos anos se torna violento e imprevisível.
Inclusive, prepare-se para momentos de muita tensão e eventos que levam a uma tragédia chocante que abala a vida de todos ao redor.
O filme é uma narrativa profunda e perturbadora sobre a natureza do mal e as responsabilidades parentais.
Relacionamento familiar, psicologia e as consequências das ações não compreendidas estão presentes no drama que está disponível no Mubi e tem classificação indicativa para maiores de 16 anos.
Nise: O Coração da Loucura (2016)
Disponível para alugar em: Amazon, Youtube, Google Play
Que tal a gente terminar essa listinha sobre filmes de psicologia com um clássico feito por gente da gente? Sim, Nacional!
Esse aqui acompanha a comovente jornada da doutora Nise da Silveira, que é uma psiquiatra revolucionária do Brasil da década de 1940.
Após sair da prisão, Nise retorna ao trabalho determinada a transformar a forma como os pacientes com doenças mentais são tratados, recusando os antigos métodos violentos e tradicionais da época, como eletrochoques e lobotomias.
Nesse sentido, a médica propõe terapias mais humanas, como, por exemplo, utilizar a arte e o amor como ferramentas de cura.
Certamente, com a mistura de história e emoção, o filme fará você perceber como a empatia e arte podem transformar vidas.
Além disso, você vai ficar encantado com a história poderosa sobre coragem e a luta por um tratamento mais humano para quem sofre de doença mental. O filme é indicado para maiores de 12 anos e está disponível apenas para alugar.!
O que são filmes psicológicos?
Com esta lista, agora você não deve ter mais ter essa dúvida. Porém, em resumo, eles exploram a mente humana e focam em temas como comportamento, emoções e processos mentais.
Se você curte esse tipo de filme, esteja pronto para lidar com questões complexas da psique e para explorar dilemas internos, como traumas e a natureza da percepção e da realidade.
Desse modo, os filmes normalmente são intensos e provocadores. Certamente, eles farão você pensar criticamente, bem como questionar suas próprias percepções e crenças.
E aí, pronto para maratonar filmes sobre psicologia? Se você já assistiu algum desses da lista, me conta aí!
E se você está stalkeando cursos em universidades, vou deixar uma faculdade de Psicologia para você conhecer também!
