Índice
Se está na hora de decidir qual faculdade vai cursar, e consequentemente qual carreira vai seguir, a sua cabeça deve estar parecendo um bolo de correntinha quando a gente guarda elas todas juntas, sabe?! He, he, he… Brincadeiras à parte, esse é exatamente o momento de você esgotar todas as possíveis dúvidas sobre a futura profissão. E, obviamente, se esse post surgiu quase como um passe de mágica, você deve estar se questionando sobre o que faz um engenheiro eletricista. Hoje, não vai restar mais nenhuma interrogação na sua cabeça. Então, bora de leitura!
O que faz um engenheiro eletricista?
Antes de mais nada, para entender o que faz um engenheiro eletricista, é necessário estar ciente do que ele fez para ser esse profissional. Essa resposta é bem óbvia: Engenharia Elétrica! E óh, foi um caminho de 5 anos de muito estudo, tanto teórico quanto prático. Aliás, por aqui é possível ficar por dentro de como deve ser o curso, a estrutura que a universidade deve oferecer para que você seja um profissional de excelência e até mesmo quanto ganha um engenheiro eletricista. A grana beeem boa, viu?! Agora, vamos entrar no mercado de trabalho e ver as possibilidades de atuação para que você todo esse ca$h aí!

Automação
A verdade é que de uns tempos pra cá a palavra automação, assim como a área, tem ganhado muito espaço, mas também: quem é não quer um processo totalmente automatizado?! Com toda a certeza, as empresas, principalmente as indústrias, buscam isso. Nesse sentido, o engenheiro eletricista é responsável por planejar e desenvolver as estruturas de automação elétrica, fazendo com que aparelhos e seus componentes funcionem perfeitamente.
Pode apostar que será incrível desenvolver uma solução que além de oferecer mais rapidez na linha de produção, ainda vai gerar impactos positivos, já que a palavra da vez também é sustentabilidade. Ah, e essa área não fica restrita somente à indústria… Vai rolar também atuar na parte elétrica de edifícios, por exemplo.
Eletroeletrônica
Por aqui não vai faltar área no mercado de trabalho, porque vai rolar atuar desde operadoras telefônicas e até mesmo em empresas de eletrodomésticos e eletrônicos ou em indústrias que desenvolvem equipamentos de medição. Mas afinal, o que faz um engenheiro eletricista nesta área? Em resumo, com tudo que se aprende na graduação, se você optar por este ramo, será responsável em criar componentes eletrônicos e sistemas elétricos, além de realizar a manutenção dos mesmos, bem como atuar nos campos de hardware e software. É, terá de usar seus dons da computação também! He, he, he…

Energias renováveis
Já que a Engenharia Elétrica é uma área que te chama a atenção… Você já imaginou estar por trás do desenvolvimento de uma nova fonte de energia que não prejudique o meio ambiente? Isso é possível! Basicamente é isso o que faz um engenheiro eletricista nesta área… Ele pesquisa e desenvolve fontes de energias renováveis, ou seja, soluções amigas do meio ambiente! Além de uma nova opção de energia, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente. Será show!
Fornecimento e geração de energia!
Com toda a certeza, na sua cidade tem uma concessionária de distribuidora de energia. É ela a responsável por levar energia até a sua casa, assim como também é o local que você procura quando dá um apagão geral. Então, bora ver o que faz um engenheiro eletricista por lá… No fornecimento de energia, o profissional pode atuar em usinas que alimentam as cidades, ou até mesmo países. Nesses locais, o engenheiro é quem automatiza os setores de geração, transmissão e distribuição, ou seja, ele é peça fundamental para que a energia chegue até as residências. E aí, será que essa é a sua praia?!
Já na geração de energia, o engenheiro eletricista pode estar à frente da criação de usinas que alimentam as cidades. Assim, ele desempenhará funções como criação de turbinas, sistemas de armazenamento e redes de transmissão, bem como participará dos processos de desenvolvimento das estratégias. Independentemente de qual for a sua escolha, você será extremamente fundamental para levar energia elétrica à residência das pessoas!

Telecomunicações
Provavelmente você tem um celular e possivelmente você até está lendo este post por ele. E pode agradecer ao engenheiro eletricista por isso, oks?! Sim, sim! Ele esteve envolvido em possibilitar que essa tecnologia chegasse até você! Com o avanço da tecnologia nos sistemas de telefonia, hoje já temos 5G… Dessa forma, um engenheiro eletricista esteve envolvido no planejamento desse sistema de comunicação, e está até hoje, afinal, tudo isso requer manutenção. Ah, e tão importante quanto: se tem energia elétrica para você carregar o celular, adivinha quem é o culpado? Claro, no bom sentido! Se optar por seguir carreira em telecomunicações, será uma experiência incrível!
Qual a diferença de engenheiro elétrico e engenheiro eletricista?
Nenhuma. É isso, próximo tópico! Brincadeirinha, volta aqui! A verdade é que o termo engenheiro eletricista é o mais formal para utilizar profissionalmente, assim como o que deve ser usado em documentos e contratos, e também o instituído pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Confea. No entanto, em ambientes mais informais, está tudo bem falar engenheiro elétrico!
Engenharias!
Com toda a certeza existem diferenças entre as engenharias, mas há algo que une algumas: o trabalho em conjunto. Afinal de contas, como seria possível construir um edifício, um condomínio ou uma simples residência sem as instalações elétricas e hidráulicas? Pois é… Impossível, não é mesmo?! Nesse sentido, as engenharias podem sim trabalhar em conjunto e, como engenheiro eletricista, você poderá escolher atuar juntamente ao engenheiro civil. Aliás, se agora o coração deu uma balançadinha e bateu a dúvida entre qual engenharia escolher, é possível ver qual tem mais a ver com você!
Ah, um detalhe importante… O que você viu no post sobre o que faz um engenheiro eletricista são apenas algumas áreas. Pode apostar que tem outras ainda em que você poderá atuar quando estiver com o diploma em mãos, inclusive no desenvolvimento de carros elétricos. Agora, sem perder tempo… Partiu, facul!
